Fortunato Cidadania Italiana

Documentos necessários para sua cidadania

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O PROCESSO DE CIDADANIA ITALIANA SÃO:

PROCESSOS PARA OBTER A CIDADANIA ITALIANA

Bem como os mesmos documentos de todos os descendentes até chegar à pessoa que deseja entrar com o processo.

Todas as certidões emitidas no Brasil devem estar em inteiro teor.

Ainda, é necessária a Certidão de Negativa de Naturalização (CNN) do ancestral, facilmente obtida e autenticada no site do Ministério da Justiça:

CERTIDÃO DE NÃO RENÚNCIA

Este é o último documento encerrando o processo de reconhecimento da cidadania, quando desenvolvido na Itália.

Este documento é requisitado pelo Comune em que estiver sendo realizado o processo aos Consulados Italianos no Brasil, após o registro da residência, a visita do vigile e a aprovação da documentação. Serve para comprovar que nem o requerente nem qualquer outro membro de sua família renunciou a cidadania italiana.

A espera por essa certidão é o que realmente influencia o tempo de transcurso do processo na Itália.

RETIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS

A retificação de documentos é um processo de correção de dados incorretos das certidões de registros civis (nascimento, casamento e óbito). Tais erros são comuns nas certidões dos italianos que desembarcaram no Brasil, por conta da adaptação dos sobrenomes italianos ao português.

Por uma questão de segurança, o Instituto Cidadania Italiana recomenda que todos os documentos sejam retificados antes de serem traduzidos e apostilados.

APOSTILAMENTO

O Apostilamento substitui o processo antigo de legalização dos documentos junto ao consulado.

Com a adesão do país ao Pacto de Haia, para que um documento possa ser utilizado internacionalmente, ele deve passar pelo processo de Apostilamento, realizado em cartório, não sendo mais necessário agendar uma data junto ao consulado.

O Apostilamento deve ser realizado após a eventual retificação das certidões e tradução por tradutor juramentado, sendo que, tanto a certidão original quanto a tradução devem ser apostiladas.

Para mais informações, acesse o tema Pacto de Haia.

CERTIDÃO DE NEGATIVA DE NATURALIZAÇÃO (CNN)

A Certidão de Negativa de Naturalização (CNN) é o documento que comprova que o seu descendente não se naturalizou brasileiro.

Essa certidão é obrigatória para os processos de reconhecimento da cidadania italiana por Jus Sanguinis.

Caso a certidão do seu antepassado seja positiva, consulte a nossa área de impedimentos, para verificar se você ainda tem direito a cidadania. Lembre-se de realizar a pesquisa em nome do seu antepassado com todas as suas variações possíveis.

Ex.:

GIOVANNI

GIOVANI

JOÃO

A certidão é obtida gratuitamente no site do Ministério da Justiça: